Vencedores Poesia Estudantil – COLÉGIO BATISTA MINEIRO - UNIDADE OURO BRANCO – V Concurso Literário "Cidade de Ouro Branco" – 2022

Vencedores da categoria Poesia Estudantil do

COLÉGIO BATISTA MINEIRO


Joaquim Souza Santos – 1º Colocado

QUEM SOU EU?


Às vezes me pergunto

Quem sou neste mundo

Um questionamento só meu:

Quem sou eu?

 

Será que sou alguém desconectado, distraído?

Até que faria sentido

Mas tem algo a mais escondido

Sim, isto eu sinto

 

Às vezes, sou meio impulsivo

Sem nas consequências pensar

E quando penso já tenho reagido

A imprudência fica solta no ar

 

Imprudência que leva à irritação

E em meio a uma discussão

Ou a uma negação

A ira explode para fora como lava de vulcão

 

Será que sou alguém irritado, impulsivo?

Até que faria sentido

Mas tem algo a mais escondido

Sim, é o que sinto

 

Também curioso e estudioso

Agitado e animado

Mas também desonesto e orgulhoso

Infantil, medroso ou responsável

 

Às vezes fico triste e deprimido

Desejando ficar isolado e sozinho

Mas sei que minha família está comigo

E a tristeza vai embora rapidinho

 

Então, quem sou entre todos esses sentimentos?

Mas, quando estou aqui a escrever

Em meio aos meus pensamentos,

Começo a entender

 

Termino de compreender

Todas essas emoções definem meu ser

E a você que acabou de ler eu pergunto:

Quem é você?


---


Camila de Melo Ferreira – 2ª Colocada

SAUDADES

 

Desde que foi embora

Nada foi igual

O pão não é mais pão

As festas não são divertidas

Nada é igual.

 

Sem você o mundo desanda

A vida mudou

Mais do que eu posso aguentar

Isso dói

A todo momento.

 

Mas eu fico bem

Pelo menos, até estar sozinha

Quando a única coisa que eu penso é você

E a ansiedade ataca.

 

Sinto-me auto-degradando

O coração doendo

E o ar faltando

Tudo isso porque você se foi

E eu estou com saudades.

 

O que mais dói

É que eu sei que você não volta

Foi-se para sempre

E isso dói

Pois amo-te mais que tudo!


----


Gabriela Morais Nascimento Teixeira – 3ª Colocada 

FOTO


Foto

Paralisia no tempo

Saudade infinita

Memória eterna.

 

Achei uma foto nossa

Fui preenchida por nostalgia

Vou pendurá-la na parede

Para a memória não desfazer.

 

Sinto falta do tempo

O tempo que não nos importávamos

Não nos importávamos de discutir

Discutir sobre coisas estúpidas.

 

Hoje, nossa amizade

Apenas em uma imagem

Sinto sua falta

Mas somente a fotografia saberá.


----


Miguel Lucas Lobo dos Reis – Menção Honrosa

UMA CARTA A MINHA AMADA


Olho nos olhos da vida

E sinto euforia

De me lembrar daquele dia

Que te chamei de minha

 

Porém nem tudo são flores

Hoje só sinto as dores

De nunca mais te ver

Apenas no seu leito comparecer

 

Agradeço por dar uma última esperança

O seu presente é minha herança

Nossa flor florescerá

E uma árvore se tornará.

 

E no dia em que não precisar mais de mim

Irei ao seu encontro

Nesses dias sem fim

Você sempre foi o meu descanso.


---- 


 Guilherme Maia Jabour Lott Carvalho Hors Concours - 2022 

OURO BRANCO

Uma bela cidade

Onde goto de morar

Com suas belas paisagens

Boas de se apreciar

 

Um de seus pontos fortes

São as belezas naturais

Que seguem até o topo da Serra

Típica de Minas Gerais

 

Essa Serra é imponente

Um importante monumento

Com uma espécie única de orquídea

Registrada em documento

 

Mas não é só isso não

Pois ela é uma cidade monumental

Com suas igrejas e casarões

Da época colonial

 

Bom, esta é Ouro Branco

Onde gosto de morar

Com suas belas paisagens

Boas de se apreciar.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VII CONCURSO LITERÁRIO CIDADE DE OURO BRANCO - EDITAL - CATEGORIAS NACIONAL E INTERNACIONAL

RESULTADO OFICIAL – VI CONCURSO LITERÁRIO "CIDADE DE OURO BRANCO"

VI Concurso Literário "Cidade de Ouro Branco"